Este golpe aterroriza usuários do aplicativo de encontros Grindr.
Criminosos se passam por delegados de polícia para extorquir dinheiro de seus alvos.
A modalidade consiste em entrar em contato com a vítima alegando que ela teria conversado com um menor de idade na plataforma, o que configuraria um crime.
A ameaça
Os golpistas, com vozes alteradas e utilizando terminologia policial, intimidam as vítimas, afirmando que um inquérito policial já foi instaurado e que a prisão é iminente.
Para evitar a detenção, os criminosos exigem o pagamento de uma determinada quantia em dinheiro.
Em alguns casos, os golpistas chegam a enviar documentos falsos ou áudios com ruídos de fundo de delegacia para dar mais credibilidade à ameaça.
Relato de uma vítima na internet
"Deu um ou dois dias e do nada o meu celular começou a receber ligação de Whatsapp de um DELEGADO de uma cidade chamada Criciuma (o cara que tava comigo havia dito que era de Criciúma ) dizendo que eu tava sob suspeita de pedofilia pois estava enviando fotos íntimas para uma pessoa de menor, que o mlk tinha pegado o celular da mãe, instalado o Grindr e tava usando ele escondido no banheiro, os pais descobriram e viram ele falando comigo, que tinha prints da conversa (e tinham mesmo) e que os pais estavam querendo me processar por pedofilia, que o mlk havia ficado revoltado com a descoberta da mãe sobre ele e destruiu a casa toda e os eletrodomésticos, disseram que sabiam que eu não tinha passagem pela polícia e os pais estavam dispostos a não prestarem o boletim se eu tivesse disposto a pagar metade do valor que o mlk destruiu na casa! Foi aí que uma chave girou em mim, até entao eu tava tremendo de medo ! Mas respirei fundo e comecei a questionar o delegado." (Relato extraído do site Reddit)
Como se proteger
Diante desse tipo de situação, é fundamental manter a calma e não realizar nenhum pagamento.
A polícia nunca solicita pagamentos para resolver qualquer tipo de ocorrência.
Dicas para evitar ser vítima:
Desconfie de contatos inesperados: Se você receber uma ligação ou mensagem de um número desconhecido, alegando ser um policial, mantenha a calma e encerre a ligação.
Não forneça dados pessoais: Evite compartilhar informações pessoais, como endereço, número de telefone ou dados bancários, com pessoas que você não conhece pessoalmente.
Procure a polícia: Caso você seja vítima desse tipo de golpe, procure imediatamente uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência.
ATENÇÃO! A polícia nunca irá solicitar dinheiro para resolver qualquer tipo de ocorrência. Caso receba uma ligação desse tipo, encerre a conversa e procure a delegacia mais próxima.
SE VOCÊ JÁ PASSOU POR ESSA EXPERIÊNCIA DEIXE SEU RELATO NOS COMENTÁRIOS.
Comments