Grindr enfrenta reclamações por excesso de anúncios, bugs e instabilidade
- Redação Uomini
- 29 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de mai.
Uma onda crescente de insatisfação está tomando conta dos usuários do Grindr, um dos aplicativos de relacionamento mais populares da comunidade LGBT.

Nas últimas semanas, plataformas online como Reddit e Reclame Aqui têm registrado um aumento expressivo de queixas sobre a experiência de uso do aplicativo, focando principalmente em dois problemas graves: a quantidade considerada "excessiva" de anúncios e a frequência de bugs e travamentos.
A publicidade intrusiva parece ser o ponto de maior irritação. Muitos usuários relatam que a navegação se tornou frustrante devido a anúncios pop-up que interrompem a interação a cada poucos cliques.
No Reddit, um usuário desabafou: "Eu entendo que o Grindr está tentando fazer os usuários pagarem pela assinatura, mas a cada clique em um perfil ou mensagem, não precisamos ter um anúncio pop-up a cada clique. Está ficando muito excessivo com anúncios!"
Esse sentimento é compartilhado por usuários brasileiros na plataforma Reclame Aqui. "Venho reclamar sobre o excesso de propagandas que o aplicativo oferece, a cada clique uma propaganda deixando o usuário a beira da irritação e fazendo com que não seja agradável a utilização", escreveu um usuário. Outro usuário, também insatisfeito, disse: "Eu entendo que precisa de propagandas até como uma forma de fazer o usuário assinar o app mas está ao extremo do exagero com o excesso que aparece."
Além da publicidade agressiva, a instabilidade técnica do aplicativo é outro fator que mina a paciência dos usuários. Relatos de travamentos constantes, lentidão e problemas com o carregamento ou exibição de fotos são frequentes.
"Este aplicativo está impossível de ser usado. Trava direto, excesso de propaganda. Buga as fotos. Estou desistindo de mantê-lo no meu aparelho", afirmou outro usuário no Reclame Aqui, evidenciando como a combinação de problemas está levando alguns a reconsiderar o uso do Grindr.
A percepção de piora na qualidade do serviço parece ser tão significativa que já motiva discussões mais amplas sobre o estado atual e o futuro dos aplicativos de relacionamento voltados para o público gay. O canal "Gay Nerd" no YouTube, por exemplo, publicou recentemente um vídeo intitulado "Por que o GRINDR ficou AINDA PIOR? É o fim dos apps de PEGAÇÃO?", refletindo a preocupação da comunidade sobre a usabilidade e a direção que a plataforma está tomando.
Segundo a análise feita no canal Gay Nerd, essa percepção de declínio pode estar ligada a um fenômeno mais amplo no universo da tecnologia conhecido como "Enshittification".
Cunhado pelo jornalista e escritor Cory Doctorow, o termo descreve um padrão onde plataformas digitais intencionalmente pioram a qualidade do serviço para seus usuários ao longo do tempo. O objetivo, segundo Doctorow, seria tornar a experiência gratuita tão desagradável (através de excesso de anúncios, funcionalidades limitadas ou bugs não corrigidos) que os usuários se sintam compelidos a migrar para a versão paga. Ao mesmo tempo, a plataforma continuaria a extrair valor dos usuários gratuitos através da publicidade massiva, mesmo que isso prejudique a usabilidade. A situação atual do Grindr, com a avalanche de reclamações sobre anúncios e problemas técnicos, se encaixaria nesse padrão de piora intencional para aumentar a rentabilidade, sugere a discussão levantada pelo canal.
Até o momento, não houve um posicionamento oficial do Grindr sobre essa recente onda de reclamações. No entanto, a crescente insatisfação pública, agora contextualizada por teorias sobre práticas de mercado na indústria de tecnologia, levanta questões ainda mais sérias sobre como a empresa pretende equilibrar a monetização do aplicativo com a manutenção de uma experiência de usuário minimamente aceitável para sua vasta comunidade.
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